3 diretrizes de segurança para o uso de paletes
Os paletes são indispensáveis para levar mercadorias para empresas e consumidores em todo o mundo. Eles até foram chamados de o objeto mais importante da economia mundial, graças à sua onipresença, e pode haver até dois bilhões deles em uso no Brasil.
Muitos setores, como logística, armazenamento e manufatura, exigem lidar com paletes todos os dias. Os paletes de metal e plástico são cada vez mais populares por sua durabilidade e economia. O que é importante saber é sobre como trabalhar com esses paletes. A SB Pallet tem algumas respostas úteis sobre o assunto, listadas abaixo.
-
-
Índice
Sempre use o material de palete correto para o trabalho
-
A segurança depende da escolha do material de palete correto para sua carga. Os tipos de materiais mais comuns são:
-
-
-
- Paletes de madeira: O tipo de palete mais comum e menos caro. Durável o suficiente para a maioria dos tipos de mercadorias, mas pode não ser forte o suficiente para suportar a carga mais pesada. Pode ser vulnerável à umidade, mofo e pragas.
-
- Paletes de plástico: um tipo de palete altamente durável que é resistente à maioria das condições climáticas, umidade e até mesmo produtos químicos. Eles são feitos de materiais como polietileno e estão cada vez mais populares. No entanto, costumam ser mais caros do que paletes de madeira.
-
- Paletes de metal: Os paletes de metal estão entre os tipos de paletes mais fortes e duráveis, embora também sejam mais caros do que outros tipos. Excelente para empresas que têm oportunidade de reaproveitar paletes.
-
- Paletes de papel: Os paletes de papel são feitos de papelão ondulado extremamente espesso e altamente comprimido. Menos duráveis do que outros materiais, mas mais ecológicos e econômicos, os paletes de papel são ideais para o transporte de mercadorias mais leves.
-
-
2. Tenha cuidado ao andar em paletes.
Andar sobre paletes é uma maneira fácil de detectar uma lesão no tornozelo para aqueles que não tomam cuidado. É muito fácil para o pé de uma pessoa escorregar entre as ripas e torcer em uma fração de segundo.
Se seu pé escorregar pelas ripas de um palete, resista ao impulso de pular ou recuar – o que pode facilmente causar uma lesão no tornozelo – e remova o pé com calma. Se os funcionários em seu armazém frequentemente andam sobre paletes, considere mudar para paletes de plataforma sólida em vez de plataforma aberta para melhorar a segurança dos funcionários.
3. Não use paletes como elevadores de pessoal
Paletes de metal e plástico podem parecer resistentes e pode ser tentador combiná-los com empilhadeiras para permitir que o pessoal alcance prateleiras mais altas. A maioria dos paletes é classificada para conter vários milhares de quilos, mas há uma diferença fundamental.
Os paletes são projetados para peso distribuído, como um cubo de produtos embalados, não para o peso concentrado de uma pessoa em cima de um deles. Nunca use nada, exceto uma escada ou um elevador de pessoal dedicado para alcançar prateleiras altas.
A SB Pallet é solução para sua empresa
A SB Pallet é sua fonte especializada para soluções de remessa seguras e eficazes. Nossos profissionais podem te ajudar a achar o que precisa pelo preço certo. Entre em contato online ou ligue-nos.