Pallet e estrado de plástico são diferentes?
Uma dúvida comum quando se fala em dispositivos indicados para facilitar processos logísticos é: pallet e estrado de plástico são diferentes? Afinal, à primeira vista as duas estruturas são muito parecidas, além de serem fabricadas com o mesmo material, o plástico. Mas, na verdade, pallet de plástico e estrado de plástico são coisas diferentes.
Índice
Quando e por que utilizar pallet de plástico?
Quem trabalha em estoques, depósitos, armazéns ou no setor logístico de modo geral, certamente já ouviu falar sobre paletes, que podem ser de madeira, metal ou plástico, e têm um papel fundamental no transporte e armazenamento de insumos e mercadorias.
Basicamente, o pallet de plástico é uma estrutura na qual é possível colocar produtos, insumos e mercadorias diversas para que sejam armazenados, preferencialmente, em racks metálicos e também facilitar o transporte, através de empilhadeiras e paleteiras, das cargas.
A utilização dos pallets de plástico agiliza e facilita a manipulação, o armazenamento e o transporte das cargas, protege esses produtos contra danos e avarias e também possibilita um melhor aproveitamento do espaço, inclusive através da verticalização do estoque.
Estrado de plástico: para que serve e quais as vantagens?
Agora vamos falar sobre estrado de plástico. Ao contrário dos pallets de plástico, o estrado de plástico é uma estrutura utilizada com o objetivo de forrar o chão do estoque, depósito ou armazém para evitar o contato direto da mercadoria com o solo.
O uso desse tipo de estrutura é muito comum e indicado, especialmente, para câmaras frigoríficas, caminhões, vestiários, restaurantes, cantinas e indústrias alimentícias, por exemplo, onde a segurança e a proteção das mercadorias é ainda mais importante.
Isso porque o estrado de plástico previne a proliferação de fungos, bactérias e pequenos insetos que poderiam comprometer a durabilidade das peças e causar contaminações prejudiciais à saúde tanto de quem manipula os itens quanto dos consumidores.
E quais as diferenças entre pallet e estrado de plástico?
Tanto os pallets quanto os estrados de plástico são fabricados a partir de plástico polipropileno (PP) ou polietileno de alta densidade (PEAD), são resistentes e, quando bem armazenados e cuidados, podem ter uma vida útil de até 10 anos.
Mas, as semelhanças param por aí. As diferenças entre pallet e estrado de plástico incluem o manuseio: o primeiro demanda uso de empilhadeiras e paleteiras, enquanto os estrados de plástico podem ser facilmente movimentados manualmente.
Além disso, os estrados de plástico podem ser vinculados uns com os outros através de um sistema macho-fêmea, procedimento de encaixe manual que possibilita acoplar as peças em qualquer ambiente, tornando o armazenamento de produtos mais eficiente.