Como Fazer Cálculo de Paletização?
Quem trabalha direta ou indiretamente com o armazenamento de produtos em um depósito ou armazém sabe a importância de uma boa gestão desses materiais. Na maioria dos armazéns, essa gestão é feita por meio do uso de pallets e porta-pallets, acessório imprescindíveis quando o assunto é organização e agilidade na gestão.
Ainda que populares e extremamente úteis para um armazenamento de produtos, os pallets causam dúvidas em gestores devido ao fato de demandarem um cálculo para sua compra e disposição deles no espaço físico da indústria em questão. Sabendo disso, trouxemos algumas dicas para você saber como fazer o cálculo de paletização.
Índice
Cálculo de paletização: saiba a forma certa de fazer
Pallets devem ser sinônimo de agilidade e economia para gestores dos mais variados segmentos de armazenamento. Nesse sentido, ninguém quer sair perdendo dinheiro comprando pallets a mais ou faltando, certo? Sobretudo porque a compra em atacado de pallets deve ser precisa.
Como calcular a área de um pallet?
O cálculo de paletização depende diretamente da área disponível no armazém. Portanto, comece o processo medindo o comprimento do palete desejado e registre o resultado. Depois, meça a largura e também registre. Com os dados de largura e comprimento, multiplique esses valores e, dessa forma, você terá a área total do pallet em questão.
Quantas caixas cabem em um pallet?
Antes de saber a quantidade de caixas que cabem em um pallet, pegue o resultado da área total do pallet (acima) e registre em um local de fácil. Logo após registrar a área do pallet, divida esse valor pela área da caixa (comprimento x largura). O resultado obtido com a divisão será a quantidade de caixas que pode ser colocada sobre o palete.
Lembramos que esse resultado não considera o fato de que os pallets podem ser empilhados e dispostos um sobre o outro, causando o efeito de verticalização do estoque. Esse feito visa a maior quantidade de caixas possível por pallet. Portanto, multiplique a quantidade de caixas possível pela quantidade de “andares” que a verticalização permitir.
Vantagens do uso de pallets
Como fazer o cálculo de paletização e calcular quantas caixas cabem em um pallet nós já sabemos. Mas, afinal de contas, por que usar pallets e quais suas vantagens? A resposta para essa pergunta é dada por meio de diversos fatores que são facilitados com o uso de pallets, dentre os quais podemos destacar:
- Verticalização do estoque;
- Mais segurança para os colaboradores;
- Agilidade no transporte e armazenamento;
- Organização do estoque;
- Mais segurança para os produtos;
- Maior quantidade de produtos armazenados.
Pallets de qualidade é com a SB Pallet
Agora que você já pode fazer o cálculo de paletização e sabe quantos precisa, basta ir a um fornecedor de qualidade e levar os paletes para casa! Para isso, conte com a SB Pallet. Somos uma organização especializada em pallets há anos, sempre levando os melhores pallets para nossos clientes e pensando na melhor experiência para todos. Entre em contato e faça já um orçamento.