Dicas de Segurança Evitam Acidentes de Trabalho Envolvendo Pallets
Hoje em dia, os pallets são indispensáveis para armazenar, manipular, transportar e distribuir cargas utilizadas internamente e mercadorias que posteriormente serão comercializadas. No entanto, a falta de cuidados pode tornar o uso dessas estruturas perigoso, aumentando os riscos de acidentes de trabalho. A boa notícia é que, para evitar acidentes de trabalho envolvendo pallets, existem algumas dicas valiosas.
Índice
Acidentes envolvendo pallets? Confira 5 dicas de segurança
É importante reconhecer que os pallets de madeira, os pallets de metal e os de plástico são instrumentos de trabalho. Por esse motivo, é imprescindível adotar algumas medidas de precaução durante seu uso. Pensando nisso, separamos especialmente para você 5 dicas de segurança para evitar acidentes de trabalho envolvendo pallets.
Escolha o modelo adequado
Uma das principais dicas não apenas para evitar acidentes envolvendo os pallets, mas também para garantir um bom uso das estruturas, é escolher o modelo de pallet adequado para a sua necessidade e ramo de atuação.
É possível escolher entre pallets de madeira, pallets de plástico e pallets de metal. Os pallets de metal são extremamente resistentes, mas mais pesados que os demais. Avalie com atenção as particularidades de cada modelo e escolha com atenção.
Não exceda a capacidade do pallet
Cada modelo de pallet tem especificações distintas. Observá-las e respeitá-las é fundamental para evitar acidentes de trabalho relacionados ao uso dos pallets durante o armazenamento, a manipulação, o transporte e a distribuição de cargas e mercadorias.
O peso dinâmico e estático suportado pelos pallets é preestabelecido como uma forma de evitar não apenas acidentes de trabalho, mas também situações que possam causar danos e avarias às cargas e mercadorias que sejam mais pesadas e volumosas que o adequado.
Evite pisar sobre os pallets
A terceira das 5 dicas de segurança para evitar acidentes de trabalho envolvendo pallets é: evite pisar sobre os pallets. Pode parecer óbvio, mas os pallets são feitos para suportar cargas e mercadorias, e não pessoas, por mais resistentes que sejam.
Seja qual for o motivo, não utilize os pallets como apoio para o corpo ou como escada, por exemplo. Seu pé pode escorregar ou ficar preso entre as ripas, o que provavelmente ocasionaria lesões e fraturas graves.
Não utilize os pallets para elevação de pessoas
Os pallets, sejam de madeira, metal ou plástico, são estruturas que foram projetadas para suportar peso distribuído e não para suportar o peso concentrado de uma pessoa pisando sobre um deles. Sendo assim, nada de utilizar os pallets para elevação de pessoas.
Essa atitude descuidada, além de colocar a vida do colaborador em risco, também acaba danificando os pallets, o que resultaria em prejuízos materiais e financeiros relacionados à necessidade de mandar o pallet para manutenção ou mesmo adquirir novos pallets.
Mantenha os pallets vazios na posição correta
Os pallets com caixas e mercadorias geralmente são colocados sobre o chão ou em prateleiras e ficam empilhados uns sobre os outros. Mas, o que fazer com os pallets vazios? Como armazenar as estruturas em segurança e evitar acidentes?
O ideal é não deixar os pallets vazios em pé. Isso porque as estruturas nessa posição podem tombar e machucar as pernas ou pés de funcionários. Mantenha os pallets na posição adequada e em locais seguros.
Pallet é na SB Pallet
Estoques, centros de distribuição, armazéns, portos e transportadoras são exemplos de segmentos que utilizam as estruturas dos pallets para realizar os processos que envolvem armazenamento, manipulação, transporte e distribuição de cargas e mercadorias. E a SB Pallet tem o modelo ideal para cada um deles. Entre em contato e conheça as opções.