Precisando de Paletes? Saiba Como Escolher o Modelo Ideal
Para escolher o modelo adequado de palete, o que levar em conta? Afinal, os paletes podem ser fabricados com diferentes materiais (madeira, plástico, metal) e classificados de acordo com suas finalidades. Sendo assim, a melhor forma de escolher o modelo ideal é conhecer os principais tipos e classificações de paletes existentes.
Índice
Tipos de paletes: entenda a classificação por material
Primeiramente, vamos começar falando sobre os tipos de paletes considerando a matéria-prima utilizada na fabricação da estrutura. Basicamente, hoje em dia os mais utilizados em todo o mundo são o pallet de madeira, o pallet de plástico e o de metal.
Pallet de madeira
O pallet de madeira talvez seja o mais famoso e está presente em estoques e depósitos de todo o mundo. Isso porque a madeira é um material resistente, versátil e durável. O pallet de madeira pode ser descartável, novo, usado ou seminovo.
Pallet de plástico
Tão famoso quanto o pallet de madeira é o pallet de plástico, fabricado através de matérias-primas como polietileno e polietileno de alta densidade. É bastante resistente, muito leve, fácil de transportar e extremamente higiênico e fácil de limpar.
Pallet de metal
Por fim, temos o pallet de metal que, embora menos conhecido e popular, é uma estrutura mais pesada e resistente. Por esse motivo, é indicado especialmente no transporte e armazenamento de peças muito pesadas e volumosas.
Paletes de madeira: qual a diferença entre EURO, PBR e longarina?
Os paletes de plástico têm conquistado cada vez mais o mercado brasileiro e mundial, mas os de madeira ainda fazem muito sucesso. Em relação às dimensões e indicações de uso, podem ser classificados em EURO, PBR e longarina.
Pallet EURO
O pallet EURO, utilizado para importação, por exemplo, possui 1.200 mm de comprimento, 800 mm de largura e 150 mm de altura. Pesa 23 quilos e tem capacidade estática de 2.000 kg, dinâmica de 1.500 kg e em estante de 1.000 kg, o que atende ao mercado europeu.
Pallet PBR
Assim como o EURO surgiu para atender ao mercado europeu, o pallet PBR (padrão brasileiro) foi criado para suprir as demandas do mercado nacional.
Pallet longarina
É indicado para cargas mais densas e volumosas porque apresenta uma estrutura maior e mais resistente e se adapta facilmente em espaços e para cargas com dimensões especiais.
Qual a diferença entre paletes de plástico “comuns” e paletes de contenção?
Em relação aos paletes de plástico, na hora de escolher o modelo ideal é importante levar em conta que existem os paletes comuns, muito utilizados pelas indústrias alimentícias e farmacêuticas, por exemplo, que buscam um produto resistente e higiênico.
Além disso, temos os chamados paletes de contenção. Os paletes de contenção também são paletes de plástico, mas indicados especialmente para o transporte e armazenamento de tambores que armazenam substâncias químicas corrosivas, inflamáveis e tóxicas.
Os paletes de contenção ainda podem ser divididos entre os que comportam apenas um tambor, os que comportam até dois tambores e os que comportam um total de quatro tambores.
- Veja também: Como Escolher o Pallet ideal para o meu Negócio?
O modelo que você precisa, a SB Pallet tem
Na SB Pallet é possível encontrar os principais modelos de paletes para os mais variados setores. Somos especialistas em apoio logístico e oferecemos as melhores opções do mercado. Consulte nossa equipe e solicite um orçamento.